sexta-feira, 17 de maio de 2013

Teoria do Conhecimento

EMENTA
Os aspectos psicológicos, epistemológicos e deontológicos do conhecimento. A questão da verdade na filosofia antiga e medieval.

SOBRE A EMENTA NA PSICOLOGIA
Estudo introdutório sobre as questões acerca do problema do Conhecimento. A natureza, a estrutura e a possibilidade do conhecimento e da justificação.  Discussão sobre "a verdade" do conhecimento. O "conhecimento" nas principais concepções da filosofia, em especial, a discussão entre empiristas e racionalistas.

COMPETÊNCIAS
- Compreender o problema do Conhecimento e como ele está inserindo e influencia os estudos da Psicologia.
- Entender o problema do conhecimento na história da filosofia, em especial, a relação entre representação e realidade.
- Compreender a história e a crítica da ciência e as principais matrizes epistemológicas que fundamentam a teoria e a prática do psicólogo.

HABILIDADES
- Ter uma visão introdutória geral da questão do Conhecimento.
- Conhecer os principais pensadores e correntes filosóficas da epistemologia.

CONTEÚDO
Unidade I - Noções fundamentais de filosofia - O que é filosofia? Diferença dos discursos mitológico, religioso, filosófico e científico. A construção do pensamento científico; estatuto de cientificidade das ciências. O que é a Teoria do Conhecimento? Teoria do Conhecimento, Epistemologia e Filosofia da Ciência.
Unidade II – o Problema do Conhecimento. Os temas clássicos e os problemas universais da Teoria do Conhecimento. A fundação do Saber e seus paradigmas epistêmicos fundamentais. Correntes do pensamento epistemológico.  

METODOLOGIA
Ø  Aulas expositivas e dialogadas.
Ø  Exercícios de leitura e interpretação.
Ø  Atividades em grupo, seminários e debates.
Ø  As atividades extraclasses:
  Fichamentos de leitura comentada
                 Relatórios das apresentações de equipes
                 Resolução de questionários
  Elaboração de Seminário temático: Teoria do Conhecimento.
  Trabalho filosófico sobre um dos temas ou assuntos estudados na disciplina.

AVALIAÇÃO:

Av1: Apresentação de Seminário Temático em equipe + Atividades Extraclasses
Av2: Avaliação Escrita ou Trabalho individual escrito
Av3: Avaliação Escrita

Observação: De acordo com o desenvolvimento da turma, as atividades extraclasses poderão ser utilizadas para se estabelecer a nota final de cada uma das três avaliações acima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ADORNO, T. Positivismo na sociologia alemã. Trad.  Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (col. Os Pensadores).
__________. Metacrítica , palavras e sinais. Petrópolis: Vozes, 1995.
__________. Epilegômenos dialéticos. In Consignos. Buenos Aires, Amarrortu, s/d.
ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo. Editora Moderna .2000.
ARAÚJO, I. L. Introdução à filosofia da ciência. 2 ed. Curitiba: Ed. Da UFPR. 1998.
ARISTÓTELES. De Anima. Apresentação, tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis.
São Paulo: Ed. 34, 2006.
AYER, A. J. O problema do conhecimento. Ed. Ulisseia, s/d.
BACHELARD, G. A filosofia do não. São Paulo: Abril Cultural, 1984. (col. Os Pensadores)
BACON, F. Novurn Organum. In: São Paulo: Abril Cultural, 1973. (col. Os Pensadores)
BENJAMIN, A. C. Filosofia da Ciência in Dicionário de Filosofia, (dir. Dagobert. D. Runes), 1.ed. Lisboa, Editorial Presença, 1990.
CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
_____________. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
DEMO, P. Conhecimento Moderno: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Editora Vozes,1997.
DUTRA, L. H. de A. Introdução à epistemologia. São Paulo, Editora UNESP, 2010.
DUTRA, L. H. de A. Verdade e Investigação O Problema da Verdade na Teoria do Conhecimento. São Paulo: EPU,
2001.
DUTRA, L. H. de A. Oposições Filosóficas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.
GETTIER. E. É a crença verdadeira justificada conhecimento? Trad. Célia Teixeira. http://criticanarede.com/epi_gettier.html
GOLDMAN. A. I. O que é a crença justificada? Trad. Luiz Helvécio Marques, Sérgio R. N. Miranda e Desidério Murcho. http://criticanarede.com/justificacao.html
GRANGER, G.G. A Razão. São Paulo, Difel, 1962.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse: um novo posfácio. Rio de Janeiro. 1990.
____________. O discurso filosófico da modernidade. Rio de Janeiro: Publicações Dom Quixote,1990.
____________. Verdade e Justificação. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola,
2004.
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis: Vozes, 1992.
HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. Trad. João Vergílio Cuter. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
HUSSERL, E. A ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1996.
___________. Meditações Cartesianas: Introdução à Fenomenologia. São Paulo, Editora Madras, 2001.
___________. La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcendantale. Trad. de l’allemand et préfacé par Gérard Granel, Paris: Gallimard, 1976.
HUSSERL, E. A Filosofia como Ciência do Rigor. Coimbra: Atlântida, 1965.
HUME, D. Investigação Acerca do Entendimento Humano. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores).
JAEGER, W. Paidéia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
LOSEE, J. Introdução histórica à Filosofia da Ciência. São Paulo: Editora da Universidade São Paulo, 1979.
MORGENBESSER, S.(Org.) Filosofia da Ciência. São Paulo: Editora Cultrix. 1985.
MOSER, P. K; Mulder, Dwayne H. e Trout, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Alegre: Artmed, 2007.
OLIVA, A. Teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglesias. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2003.
_______. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
_______.Teeteto. tradução brasileira de Carlos Alberto Nunes, Coleção Amazônia, Belém: Universidade Federal do Pará, 1973.
Popper, K.R. Conhecimento Científico. São Paulo: EDUSP, 1975.
ROSSI, P. A ciência e a filosofia dos modernos.; São Paulo: Ed. Unesp, 1992.
VÁRIOS. Estruturalismo : antologia de textos teóricos. Portugália, 1968.


Essas são algumas das obras e textos sobre os temas tratados. Outros textos poderão ser indicados no decorrer do semestre, se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário