Epistemologia das Ciências

               PLANO DE DISCIPLINA

CURSO:  Licenciatura Plena em Biologia
DISCIPLINA: Epistemologia das Ciências                                             CARGA-HORÁRIA: 45 h (60 h/a)       
Ementa

Filosofia geral e Filosofia da Ciência; Objeto de estudo e caracterização; Fundamentos filosóficos da Ciência e da Matemática; Ciência e Filosofia.

OBJETIVOS

·         Relacionar a construção das Ciências como fruto da contestação e da construção filosófica;
       Identificar as peculiaridades dos principais sistemas filosóficos e sua relação com a construção dos modelos científicos;
       Compreender e analisar os diversos paradigmas científicos;
       Entender e analisar os períodos de ruptura dos modelos filosóficos e como tais rupturas desaguam na superação dos paradigmas científicos.

CONTEÚDO (Bases Científico-Tecnológicas)

1. Aspectos metodológicos e teóricos da disciplina;
2. Origem da Filosofia:
3. Atitude crítica / atitude filosófica.
4. Reflexão / busca de uma definição precisa.
5. O método científico:
6. O desafio do problema.
7. A investigação científica: observação; hipótese; experimentação; generalização.
8. Filosofia e Ciência:
9. Rupturas epistemológicas e revoluções científicas.
10. Classificação das Ciências:
10.1. Ciências Matemáticas ou Lógico-Matemáticas.
10.2. Ciências Naturais.
10.3. Ciências Humanas ou Sociais.
10.4. Ciências Aplicadas.
11. O ideal científico e a razão instrumental.
12. A responsabilidade social do cientista.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS


O Processo metodológico abrange uma variedade de métodos e formas que possibilitam a efetivação da aprendizagem: método expositivo (exposição oral), método interrogativo, método dialético, método de leitura e análise de texto, método de análise lingüística, estudo dirigido.



RECURSOS DIDÁTICOS
            
a) Quadro branco.
b) Pincel atômico.
c) Computador e multimídias (data-show).
d)  Recursos audiovisuais diversos tais como imagens, pinturas, músicas, vídeos, fotografia, poesia e etc.
e) Demais recursos, tais como oficinas de trabalho, seminários, dinâmicas de grupo, teatro, aulas de campo, debates, palestras com especialistas convidados, laboratório de informática, etc.



AVALIAÇÕES
    
       Avaliação diagnóstica individual e coletiva;
       Apresentação de seminários;
       Relatórios dos resultados das pesquisas;
       Apresentação dos trabalhos individuais ou em grupo;
       Avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
                            
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo. Editora Moderna .2000.
BEMCIVENGA, E. Giochiamo com la filosofia. Milão, Amoldo Mondadori, 1990.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
COMTRIM, G. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2003.
2000.
DESCARTES, R. Discurso do método; Meditações etc. São Paulo: Nova Cultural (Os Pensadores), 1996
FERRY, L. Aprender a Viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
FILOSOFIA / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006.
GOODMAN, N. Linguagens da Arte: Uma Abordagem a uma Teoria dos Símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006.
MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MONDIN, B. Introdução à Filosofia. São Paulo: Paulus, 1980.
MORIN, E. Repensar a Raforma. Reformar o Pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
_________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, SP: Cortez; Brasilía, DF: UNESCO,                                                                                         
PAREYSON, L. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
PCN Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
SOUZA, S. M. R. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
ZILLES, U. Teoria do conhecimento. 4. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.




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