PLANO DE DISCIPLINA
CURSO: Licenciatura Plena em Biologia
DISCIPLINA: Epistemologia das Ciências CARGA-HORÁRIA: 45 h (60
h/a)
Ementa
Filosofia geral e
Filosofia da Ciência; Objeto de estudo e caracterização; Fundamentos
filosóficos da Ciência e da Matemática; Ciência e Filosofia.
OBJETIVOS
·
Relacionar a
construção das Ciências como fruto da contestação e da construção filosófica;
• Identificar as peculiaridades dos principais
sistemas filosóficos e sua relação com a construção dos modelos científicos;
• Compreender e analisar os diversos paradigmas
científicos;
• Entender e analisar os períodos de ruptura
dos modelos filosóficos e como tais rupturas desaguam na superação dos
paradigmas científicos.
CONTEÚDO (Bases Científico-Tecnológicas)
1. Aspectos metodológicos e teóricos da
disciplina;
2. Origem da Filosofia:
3. Atitude crítica / atitude filosófica.
4. Reflexão / busca de uma definição precisa.
5. O método científico:
6. O desafio do problema.
7. A investigação científica: observação;
hipótese; experimentação; generalização.
8. Filosofia e Ciência:
9. Rupturas epistemológicas e revoluções científicas.
10. Classificação das Ciências:
10.1. Ciências Matemáticas ou
Lógico-Matemáticas.
10.2. Ciências Naturais.
10.3. Ciências Humanas ou Sociais.
10.4. Ciências Aplicadas.
11. O ideal científico e a razão
instrumental.
12. A responsabilidade social do cientista.
PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS
O Processo
metodológico abrange uma variedade de métodos e formas que possibilitam a
efetivação da aprendizagem: método expositivo (exposição oral), método
interrogativo, método dialético, método de leitura e análise de texto, método
de análise lingüística, estudo dirigido.
RECURSOS DIDÁTICOS
a) Quadro branco.
b) Pincel atômico.
c) Computador e multimídias (data-show).
d) Recursos audiovisuais diversos
tais como imagens, pinturas, músicas, vídeos, fotografia, poesia e etc.
e) Demais recursos, tais como oficinas de
trabalho, seminários, dinâmicas de grupo, teatro, aulas de campo, debates,
palestras com especialistas convidados, laboratório de informática, etc.
AVALIAÇÕES
• Avaliação diagnóstica individual e coletiva;
• Apresentação de seminários;
• Relatórios dos resultados das pesquisas;
• Apresentação dos trabalhos individuais ou em
grupo;
• Avaliação escrita com questões objetivas e
subjetivas;
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à
filosofia. São
Paulo. Editora Moderna .2000.
BEMCIVENGA, E. Giochiamo com
la filosofia. Milão, Amoldo
Mondadori, 1990.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
COMTRIM, G. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2003.
2000.
DESCARTES, R. Discurso do método; Meditações etc. São Paulo: Nova
Cultural (Os Pensadores), 1996
FERRY, L. Aprender a Viver. Filosofia para os novos tempos. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2007.
FILOSOFIA / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006.
GOODMAN, N. Linguagens da Arte: Uma
Abordagem a uma Teoria dos Símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006.
MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2007.
MONDIN, B. Introdução à Filosofia. São
Paulo: Paulus, 1980.
MORIN, E. Repensar a Raforma. Reformar o
Pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
_________. Os sete saberes necessários à
educação do futuro. São Paulo, SP: Cortez; Brasilía, DF: UNESCO,
PAREYSON, L. Os Problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes,
2001.
PCN Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC;
SEMTEC, 2002.
SOUZA, S. M. R. Um outro olhar: filosofia. São Paulo: FTD, 1995.
ZILLES, U. Teoria do conhecimento. 4. ed. rev. e ampl. Porto
Alegre: EDIPUCRS, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário