sexta-feira, 31 de maio de 2013

Introdução à Filosofia (Administração/biblioteconomia)

Atividade Extra-classe 02 do dia 31 de Maio de 2013
                        
  Estudo Dirigido I 

1. "Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito." Que quer dizer Pierre Grimal com essa afirmação?

2. Por que se pode dizer, baseado no estudo do helenista Jean-Pierre Vernant, que o o surgimento da filosofia foi  engendrado em " praça pública"?

3. Qual era a preocupação central dos filósofos de Mileto e o que encontrou cada um em sua busca?

4. O pensamento de Pitágoras introduziu pela primeira vez, dentro da história da filosofia ocidental, um aspecto mais formal na explicação da realidade. Que aspecto é esse? Por que é mais formal? Em comparação ao quê? Justifique sua resposta com exemplos.

5. Qual a concepção de realidade contida nesta frase de Heráclito: "a luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisa"?

6. Comente as divergências fundamentais entre Parmênides e Heráclito sobre a realidade do ser.

7. Qual o objetivo Zenão de Eléia ao criar celebres argumentos como o da corrida de Aquiles com uma tartaruga?

8. Empédocles tentou conciliar  as concepções de Parmênides e Heráclito. Como essa tentativa de conciliação se expressa em sua teoria?

9. De que maneira o pensamento de Demócrito também formula uma solução que concilia imobilidade do ser com o movimento do mundo?

Para responder as questões acima, devem ser observadas as seguintes orientações1. Os estudantes devem responder as seguintes perguntas a partir do que foi discutido em sala de aula e com base nos textos indicados para a leitura. Podem ser utilizadas outras fontes, mas estas serão mencionadas separadamente após ser mencionada a  visão expressa no textos indicados, assim como as justificativas pessoais acerca das questões. Ao responder, deve ser integrados os conteúdos dos três textos entregues e o que foi discutido em sala de aula. 
2. As respostas devem ser escritas manualmente com canetas esferográficas na cor azul ou preta. Não serão aceitos trabalhos digitalizados, enviados por e-mail ou escritos em outras cores e de lápis. 
3. Deve ser observado o prazo de entrega. Não serão recebidos ou contabilizados trabalhos fora do prazo.

Prazo de entrega: 11 de junho de 2013. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário