Filosofia no Enem

Como você sabem a Filosofia e a Sociologia já estão inseridas no Enem. Entretanto, nas Ciências Humanas e suas Tecnologias, os saberes específicos de cada disciplina (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) estão integrados para que se obtenha um estudo de maneira interdisciplinar. Por isso, abordaremos aqui, pelo menos, certa integração entre filosofia e sociologia. Se observamos as habilidade e competências exigidas pelo ENEM, podemos perceber que, quanto a Filosofia e a Sociologia, serão priorizados os aspectos culturais, éticos e políticos. É possível afirmar, portanto, que o Enem não enfatizará os estudos de lógica, metafísica, analítica e etc que também fazem parte da filosofia, para dar preferência ao que chamamos de filosofia prática..  Quanto a Sociologia pode se pensar que os temas a serem abordados são aqueles que estão interligados a filosofia prática tais como as discussões sobre as questões culturais e políticas. Também é possível que seja abordado sociologicamente a questão do Trabalho. 
Uma observação importante dado o caráter transdisciplinar do Enem é que podem se encontrar nos textos literários, por exemplos, outras questões sociológicas e filosóficas, bem como pode-se encontrar algo de lógica filosófica  em ciências matemáticas e suas tecnologias. 


A seguir se encontra a matriz de referência para o ENEM desse ano e o objetos de conhecimento associados às  Matrizes de Referência  :


Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Competência de área  1 - Compreender os elementos  culturais que constituem as 
identidades 
H1  - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos 
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. 

H6  - Interpretar diferentes representações  gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8  - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9  - Comparar o significado histórico-geográfico das  organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da 
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. 

Competência de área  3 - Compreender a produção e o papel histórico das 
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, 
conflitos e movimentos sociais. 
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. 
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. 
H13  - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. 
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, 
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, 
políticas e econômicas. 
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais 
ao longo da história.


Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu 
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na 
vida social. 
H16  - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do 
trabalho e/ou da vida social. 
H17  - Analisar fatores que explicam o impacto  das novas tecnologias no processo de 
territorialização da produção.
H18  - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas 
implicações sócio-espaciais. 
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e  tecnológicas que determinam as várias 
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano. 
H20  - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas 
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. 

Competência de área  5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e 
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação 
consciente do indivíduo na sociedade. 
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. 
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas  obtidas no que se refere às mudanças nas 
legislações ou nas políticas públicas. 
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. 
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. 
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas 
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. 
H26  - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as 
relações da vida humana com a paisagem. 
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes 
contextos histórico-geográficos. 
H29  - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30  - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas 
diferentes escalas.

Objetos de conhecimento associados às  Matrizes de Referência  



  • Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade 

o Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil. 
o A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América 
colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.  
o História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na 
formação da sociedade brasileira. 
o História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira. 
o Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e 
social. 

  • Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e 

ação do Estado* 

o Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da 
Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.  
o Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna. 
o Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento 
territorial. 
o As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. 
o Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.  
o O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus 
críticos nos séculos XIX e XX.  
o Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos 
XIX e XX.  
o A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século 
XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.  
o Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da 
Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.  
o Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazi-fascista, franquismo, 
salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no 
Brasil e ditaduras na América. 
o Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional  e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. 
o A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos 
e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras.  Políticas afirmativas.   
o Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial. 

  •   Características e transformações das estruturas produtivas* 

o Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, 
capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.  
o Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no 
período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. 
o Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações 
no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. 
Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as 
novas técnicas de produção e seus impactos. 
o A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e 
trabalhistas.  
o A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas 
conseqüências econômicas, políticas e sociais. 
o Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e 
estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os 
assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade. 

  •  Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente 

o Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades 
ao longo do tempo.  Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. 
Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; 
bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. 
o As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, 
efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem 
ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos 
recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento 
ecológico e econômico.  
o Origem e evolução do conceito de sustentabilidade. 
o Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e 
externos modeladores do relevo.  
o Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. 
o Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo. 

  • Representação espacial

o Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos;
tecnologias modernas aplicadas à cartografia.




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