EMENTA
Do mito à racionalidade do
pensamento ocidental (identidade e diferença). A história da filosofia. A
questão do fundamento: o ser, o sujeito, a linguagem. As categorias
fundamentais da filosofia teórica e prática. A questão da verdade. A questão do
bem. Leitura propedêutica de textos filosóficos.
COMPETÊNCIAS
- Identificar os principais pensadores e pensamentos
filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia;
- Compreender o processo histórico da filosofia.
OBJETIVOS
- Contribuir para uma reflexão crítica acerca do homem e
da sua relação com o mundo;
-Caracterizar os períodos da história da Filosofia;
- Discutir os principais fundamentos básicos das principais
correntes filosóficas.
CONTEÚDO
Unidade I – Filosofia e outros discursos: Considerações
introdutórias.
Noções fundamentais de filosofia. Discursos Explicativos
da realidade: Mito, Natureza e Doxa. O que é filosofia? Origens da reflexão filosófica. As principais
características da filosofia.
Unidade II – Breve Enfoque
da História da Filosofia com suas Principais Correntes Filosóficas.
Filosofia Antiga. Filosofia
Medieval. Filosofia do Renascimento. Filosofia Moderna e Filosofia
Contemporânea.
METODOLOGIA
Ø Aulas
expositivas e dialogadas.
Ø Exercícios
de leitura e interpretação.
Ø Atividades
em grupo, seminários e debates.
Ø As
atividades extraclasses:
Fichamentos de leitura comentada
Relatórios das apresentações de equipes
Resolução de questionários
Elaboração
de Seminário temático: Teoria do Conhecimento.
Trabalho filosófico sobre um dos temas ou assuntos estudados na
disciplina.
AVALIAÇÃO:
Av1: Apresentação de Seminário
Temático em equipe + Atividades Extraclasses
Av2: Avaliação Escrita
ou Trabalho individual escrito
Av3: Avaliação
Escrita
Observação: De acordo
com o desenvolvimento da turma, as atividades extraclasses poderão ser
utilizadas para se estabelecer a nota final de cada uma das três avaliações
acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário