Estudo Dirigido I
Es
1ª Para que os filósofos investigam o processo
de conhecimento?
2ª De
acordo com a tese representacionista qual seria a relação entre conhecimento e representação?
3ª Que elementos básicos existem no processo de
conhecimento? Explique cada um deles e sua relação.
4ª
Diferencie Idealismo de Realismo?
5ª
Quando ficou demonstrado que a terra não era o centro do universo, “o homem
perdeu seu lugar no mundo, ou, mais exatamente perdeu o próprio mundo que
formava o quadro de sua existência e o objeto de seu saber” (Alexandre Koyré).
A
partir das discussões em sala de aula sobre o contexto no qual se insere
Descartes e o inicio do pensamento moderno, identifique e explique três
consequências dessa revolução espiritual que afetaram/contribuíram na produção
filosófica do homem moderno.
6ª Em
que consistiu a dúvida metódica de Descartes? Qual era o seu objetivo ao
aplica-la? COMENTE.
7ª
Comente, explicando e justificando seus comentários e sempre que possível,
exemplificando com trechos do texto sobre o Cogito cartesiano (Cogito ergo sum)
e o seu corolário (lembrando: proposição ou pensamento que se deduz de outra).
8ª
Que regras propõe Descartes para dirigir o espirito na busca pela verdade?
9ª
Para combater a proposição de que tudo que chega ao pensamento passa pelos
sentidos e que o conhecimento se origina nos sentidos, Descartes se utiliza da
dúvida metódica e uma reflexão acerca da Razão. Explique como Descartes usa o
argumento de Deus e da alma no interior dessa argumentação. Justifique
cuidadosamente cada afirmação e depois
utilize trechos para comprová-la.
10ª “Nunca
nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”. Por que
Descartes faz esta advertência e o que ela significa?
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