terça-feira, 9 de julho de 2013

TEORIA DO CONHECIMENTO – CURSO DE PSICOLOGIA

Estudo Dirigido I
Es
1ª  Para que os filósofos investigam o processo de conhecimento?

2ª De acordo com a tese representacionista qual seria a relação entre  conhecimento e representação?

3ª  Que elementos básicos existem no processo de conhecimento? Explique cada um deles e sua relação.

4ª Diferencie Idealismo de Realismo?

5ª Quando ficou demonstrado que a terra não era o centro do universo, “o homem perdeu seu lugar no mundo, ou, mais exatamente perdeu o próprio mundo que formava o quadro de sua existência e o objeto de seu saber” (Alexandre Koyré).
A partir das discussões em sala de aula sobre o contexto no qual se insere Descartes e o inicio do pensamento moderno, identifique e explique três consequências dessa revolução espiritual que afetaram/contribuíram na produção filosófica do homem moderno.

6ª Em que consistiu a dúvida metódica de Descartes? Qual era o seu objetivo ao aplica-la? COMENTE.

7ª Comente, explicando e justificando seus comentários e sempre que possível, exemplificando com trechos do texto sobre o Cogito cartesiano (Cogito ergo sum) e o seu corolário (lembrando: proposição ou pensamento que se deduz de outra).

8ª Que regras propõe Descartes para dirigir o espirito na busca pela verdade?

9ª Para combater a proposição de que tudo que chega ao pensamento passa pelos sentidos e que o conhecimento se origina nos sentidos, Descartes se utiliza da dúvida metódica e uma reflexão acerca da Razão. Explique como Descartes usa o argumento de Deus e da alma no interior dessa argumentação. Justifique cuidadosamente cada afirmação e depois utilize trechos para comprová-la.


10ª “Nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”. Por que Descartes faz esta advertência e o que ela significa?

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