terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alegoria da Caverna na Atualidade

Interpretação atual da Alegoria 
Diante da atual dicotomia entre mundo real e mundo virtual, a Alegoria da Caverna de Platão continua nos ajudando a pensar a realidade presente. 
Abaixo estão algumas situações que exemplificam essa afirmação:




Outra atualização foi feitas por Mauricio de Sousa:




Essa alegoria platônica continua sendo reinterpretada ao longo da história do pensamento ocidental. Não é a toa que na sociologia  também possui uma interpretação acerca dessa alegoria. Segundo Weber:

"Aqueles homens da caverna, acorrentados, cujas faces estão voltadas para uma parede  de pedra à sua frente. Atrás deles está uma fonte de luz que não podem ver. Ocupam- se apenas das imagens em sombras que essa luz lança sobre a parede e buscam estabelecer-lhes inter-relações. Final mente, um deles consegue libertar-se dos grilhões, volta-se, vê o sol. Cego, tateia e gagueja uma descrição do que viu. Os outros dizem que ele delira. 
Gradualmente, porém, ele aprende a ver a luz, e então sua tarefa é descer até os homens da caverna e levá-los para a luz. Ele é o filósofo; o sol, porém, é a verdade da ciência, a única que reflete não ilusões e sombras, mas o verdadeiro ser".




Nenhum comentário:

Postar um comentário