sexta-feira, 17 de maio de 2013

Filosofia - Comunicação

EMENTA
Origem e Caracterização da Filosofia. Do mito à racionalidade do pensamento ocidental (identidade e diferença). As categorias fundamentais da filosofia teórica e prática. Evolução histórica do pensamento filosófico e as principais correntes filosóficas. Leitura propedêutica de textos filosóficos. Algumas expressões filosóficas que embasam os cursos de Comunicação.

COMPETÊNCIAS
- Identificar os principais pensadores e pensamentos filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia;
- Compreender o processo histórico da filosofia e sua influência na Comunicação.

OBJETIVOS
- Contribuir para uma reflexão crítica acerca do homem e da sua relação com o mundo;
- Caracterizar os períodos da história da Filosofia;
- Discutir os principais fundamentos básicos das principais correntes filosóficas.

CONTEÚDO
Unidade I –  Filosofia e outros discursos: Considerações introdutórias. Noções fundamentais de filosofia. Discursos Explicativos da realidade: Mito, Natureza e Doxa. O que é filosofia?  Origens da reflexão filosófica. As principais características da filosofia.
Unidade II – Breve Enfoque da História da Filosofia com suas Principais Correntes Filosóficas. Filosofia Antiga. Filosofia Medieval. Filosofia do Renascimento. Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
Unidade III –  A comunicação na contemporaneidade: o jornalismo e o texto escrito, a fundamentação de outros conhecimento para a profissão de jornalista, as diferenças de ideias. Breve introdução ao pensamento crítico da Comunicação.

METODOLOGIA
Ø  Aulas expositivas e dialogadas.
Ø  Roteiros e Estudos de texto. (Individual e em grupo)
Ø  Exercícios de leitura e interpretação.
Ø  Atividades em grupo, seminários e debates.
Ø  As atividades extraclasses:
                  Fichamentos de leitura comentado
                  Relatórios das apresentações de equipes
                  Resolução de questionários
                  Elaboração de Seminário temático: Filosofia
                  Trabalho filosófico sobre um dos temas ou assuntos estudados na disciplina.

AVALIAÇÃO (Há possibilidade de Alteração):
Av1: Seminário Temático  + Atividades Extraclasses
Av2: Avaliação Escrita ou Trabalho individual escrito
Av3: Avaliação Escrita
Observação: De acordo com o desenvolvimento da turma, as atividades extraclasses poderão ser utilizadas para se estabelecer a nota final de cada uma das três avaliações acima.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ADORNO, T. W. et al. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1978.
ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo. Editora Moderna .2000.
ARAÚJO, I. L. Introdução à filosofia da ciência. 2 ed. Curitiba: Ed. Da UFPR. 1998.
BORNHEIM, G. O Sentido e a Mascara. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000.
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERRY, Jean Marc. Filosofia da Comunicação. São Paulo: Paulus, 2007.
FOUCALT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária,1997.
HABBERMAS, J. Conhecimento e interesse: um novo posfácio. Rio de Janeiro. 1990.
GRANGER, G.G. A Razão. São Paulo, Difel, 1962.
__________________. O discurso filosófico da modernidade. Rio de Janeiro: Publicações Dom Quixote,1990.
JAEGER, W. Paidéia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglesias. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2003.
_______. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
REALE, G. História da Filosofia Antiga (Vols I e II). Trad. de Marcelo Perine. São Paulo, Loyola, 1993.
VOLTAIRE. Conselhos a um jornalista. Trad. Marcia Valéria Martinez de Aguiar.  São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Essas são algumas das obras e textos sobre os temas tratados. Outros textos poderão ser indicados no decorrer do semestre, se necessário.


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