EMENTA
Origem e Caracterização da
Filosofia. Do mito à racionalidade do pensamento ocidental (identidade e
diferença). As categorias fundamentais da filosofia teórica e prática. Evolução
histórica do pensamento filosófico e as principais correntes filosóficas. Leitura
propedêutica de textos filosóficos. Algumas expressões filosóficas que embasam
os cursos de Comunicação.
COMPETÊNCIAS
- Identificar os principais pensadores e
pensamentos filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia;
- Compreender o processo histórico da
filosofia e sua influência na Comunicação.
OBJETIVOS
-
Contribuir para uma reflexão crítica acerca do homem e da sua relação com o
mundo;
-
Caracterizar os períodos da história da Filosofia;
- Discutir os principais fundamentos básicos das
principais correntes filosóficas.
CONTEÚDO
Unidade
I – Filosofia e outros discursos:
Considerações introdutórias. Noções fundamentais de filosofia. Discursos
Explicativos da realidade: Mito, Natureza e Doxa. O que é filosofia? Origens da reflexão filosófica. As principais
características da filosofia.
Unidade
II – Breve Enfoque da História da Filosofia com suas Principais Correntes
Filosóficas. Filosofia Antiga. Filosofia Medieval. Filosofia do Renascimento.
Filosofia Moderna e Filosofia Contemporânea.
Unidade III – A comunicação na contemporaneidade: o
jornalismo e o texto escrito, a fundamentação de outros conhecimento para a
profissão de jornalista, as diferenças de ideias. Breve introdução ao pensamento crítico da Comunicação.
METODOLOGIA
Ø Aulas expositivas e
dialogadas.
Ø Roteiros
e Estudos de texto. (Individual e em grupo)
Ø Exercícios
de leitura e interpretação.
Ø Atividades
em grupo, seminários e debates.
Ø As atividades
extraclasses:
Fichamentos de leitura comentado
Relatórios das apresentações de equipes
Resolução de questionários
Elaboração de Seminário temático:
Filosofia
Trabalho filosófico sobre um
dos temas ou assuntos estudados na disciplina.
AVALIAÇÃO (Há possibilidade de Alteração):
Av1: Seminário
Temático + Atividades Extraclasses
Av2: Avaliação Escrita
ou Trabalho individual escrito
Av3: Avaliação Escrita
Observação: De acordo
com o desenvolvimento da turma, as atividades extraclasses poderão ser
utilizadas para se estabelecer a nota final de cada uma das três avaliações
acima.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ADORNO, T. W. et al. Teoria da Cultura de
Massa.
Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1978.
ARANHA, M. L. de A.;
MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo.
Editora Moderna .2000.
ARAÚJO, I. L. Introdução
à filosofia da ciência. 2 ed. Curitiba: Ed. Da
UFPR. 1998.
BORNHEIM, G. O Sentido e a Mascara. São Paulo:
Perspectiva, 1992.
CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora
Ática, 2000.
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Trad. Estela
dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERRY, Jean Marc. Filosofia da Comunicação. São Paulo:
Paulus, 2007.
FOUCALT, M. A
Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária,1997.
HABBERMAS, J. Conhecimento
e interesse: um novo posfácio. Rio de Janeiro. 1990.
GRANGER, G.G. A Razão. São Paulo, Difel, 1962.
__________________. O
discurso filosófico da modernidade. Rio de Janeiro: Publicações Dom
Quixote,1990.
JAEGER, W. Paidéia. A formação do homem grego. São
Paulo: Martins Fontes, 1986.
PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglesias. – 2. ed.
– Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2003.
_______. A República. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian, 2001.
REALE, G. História da Filosofia Antiga (Vols I e II). Trad. de Marcelo Perine. São Paulo, Loyola, 1993.
VOLTAIRE. Conselhos a um jornalista. Trad. Marcia
Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo:
Martins Fontes, 2006.
Essas são algumas das
obras e textos sobre os temas tratados. Outros textos poderão ser indicados no
decorrer do semestre, se necessário.
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