segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Filosofia em Tempos de Pandemia - Dossiê Covid 19

Nessa aula, busca trabalhar a habilidade EM13CHS502 da Base Nacional Curricular voltada para o ensino médio:

Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.



Por meio da reflexão a partir de trechos de textos filosóficos ou questões filosóficas expressas por pensadores das diversas formas de conhecimento busca-se refletir filosoficamente sobre o mundo durante a pandemia da COVID-19 e esses momentos de isolamento social.

Apresenta-se textos no dossiê Covid 19 escolhido pela disponilização gratuita na internet e sua constante atualização. Delimita-se a discussão sobre a questão da Normalidade em Judith Butler, Giorgio Agamben e Boaventura de Souza Santos.
Recomenda-se a leitura do texto do Boaventura Souza dos Santos com antecedência ou imediatamente posterior a aula ainda como momento assíncrono para fortalecer a ideia geral da aula intitulada normalidade da exceção.

Como atividade se propõe a construção de um padlet em equipe a ser compartilhado com a professora a partir de uma leitura filosófica de um dos textos que compõe o dossiê a partir do tema filosófico Pandemia e Normalidade.
Observa-se a necessidade de adaptar o vídeo para acessibilidade, no entanto, foi considerada as turmas já conhecidas e suas necessidades como público-alvo, daí a referências constante aos pássaros como são comumente conhecidos os estudantes do Campus dado uma homenagem do movimento estudantil ao poeta Valdemar dos Pássaros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário