A Evolução do pensamento
filosófico e a evolução das condições socioeconômico-politicas. As principais correntes filosóficas que
fundamentam a construção do conhecimento na história e em especial na
contemporaneidade. O pensamento filosófico brasileiro e as expressões
filosóficas que embasam o Serviço Social. Empirismo. Positivismo. Materialismo
histórico dialético. Existencialismo. Fenomenologia.
COMPETÊNCIAS
- Compreender o processo histórico da filosofia e como
esta influenciou no Serviço Social.
- Identificar os principais pensadores e pensamentos
filosóficos, no sentido de compreender historicamente a filosofia e sua
influência para o serviço social.
CONTEÚDO
Unidade I (Janeiro) - Noções fundamentais de filosofia - O que é
filosofia? - A Filosofia Social - Filosofia e Serviço Social – Noções Básicas
de Filosofia Social
Unidade II - Correntes do
pensamento filosófico: Empirismo. Positivismo e Neo-positivismo. Materialismo
histórico dialético. Existencialismo. Fenomenologia.
METODOLOGIA
Ø Aulas
expositivas e dialogadas.
Ø Exercícios
de leitura e interpretação.
Ø Atividades
em grupo, seminários e debates.
Ø As
atividades extraclasses:
Fichamentos de leitura
Relatórios das apresentações de
equipes
Resolução de questionários
Elaboração de Seminário temático: Correntes Filosóficas.
Sobre as avaliações:
Inicialmente serão duas notas compostas da seguinte maneira:
Av1: Seminário
Temático + Atividades Extraclasses
Av2: Avaliação
Escrita + Atividades Extraclasses
Avisos: Já devem preparar-se para os seminários. O tema geral será Correntes Modernas da Filosofia das ciências. Divididos em equipes de no máximo 5 pessoas, tendo cada equipe 20 minutos para apresentação e 10 para dúvidas e perguntas. A equipe deve escolher uma das correntes filosóficas e apresenta-la: as ideias gerais, as principais características, os principais autores, a importância filosófica da corrente e sua influência para o Serviço Social. Duas ou mais equipes podem escolher o mesmo tema (Tomismo e Neo-tomismo, Empirismo, Positivismo e Neo-positivismo, Materialismo Histórico- Dialético, Fenomenologia...). Indica-se a leitura do Aprendendo a Fazer um Seminário.
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