Cada vez que um professor pede a seus alunos que façam um seminário,
a reação é sempre a mesma. Os alunos aceitam, escolhem o tema e, quando começam
a pensar no trabalho, descobrem que não têm nenhuma idéia de como fazê-lo. Em
geral, o resultado é mais ou menos catastrófico, e tanto o aluno quanto o
professor se sentem frustrados. Vejamos, então, o que pode ser um seminário e
como fazê-lo.
O seminário, como nós o conhecemos nas escolas brasileiras, abrange
dois tipos diferentes de trabalho.
O tipo mais simples de seminário é o que se limita à apresentação oral das idéias principais de
um texto. O professor, na impossibilidade de pedir que todos os alunos
leiam um certo número de textos para o seu curso, divide esses textos entre
vários grupos de alunos ou vários alunos, cada um se responsabilizando pela
apresentação para a classe do texto que lhe coube. O objetivo desse tipo de
seminário é que todos os alunos tenham contato com as idéias apresentadas em
textos diferentes ou em vários capítulos de um mesmo livro.
Para fazer essa atividade, basta seguir as indicações dadas
anteriormente sobre leitura, análise de textos e fichamento. Conhecida a
estrutura lógica do texto, será fácil para o aluno apresentar, com suas
próprias palavras, o encadeamento do pensamento do autor.
O segundo tipo de seminário consiste no aprofundamento de um assunto através da síntese pessoal de uma
bibliografia variada. Nesse caso, dado um tema, o aluno precisará ler o que
diferentes autores escreveram a respeito do assunto em questão para chegar a
uma opinião pessoal. Esse tipo de seminário, mais complicado que o primeiro,
envolve várias etapas.
Como primeiro passo, precisamos fazer um levantamento bibliográfico
sobre o assunto, isto é, saber quais os artigos e livros que tratam desse
assunto. Para isso, devemos procurar uma boa biblioteca e consultar o seu
fichário, no qual as obras se encontram catalogadas por autor e por assunto. Se
não tivermos conhecimento de nenhum autor que tenha escrito sobre o assunto
que nos interessa no momento, devemos consultar, antes, o catálogo de assuntos.
Levantados os primeiros textos, consultamos a bibliografia específica
usada por seus autores, que, certamente, nos fará encontrar muitos outros
textos importantes.
Depois de levantada a bibliografia, devemos procurar esses textos nas
estantes e examiná-los para saber quais os que realmente interessam ao nosso
trabalho. Podemos descobrir isso lendo o índice, o prefácio, as orelhas ou o
resumo que aparece no final ou no início da obra. Nessa etapa do trabalho, é
também de grande ajuda a leitura diagonal, ou seja, a leitura rápida e superficial
em que se deixa os olhos correrem pelo texto. Essa leitura diagonal requer um
certo treino e só serve como primeira aproximação, que nos permite saber em
linhas gerais do que o texto trata e se o ponto de vista utilizado interessa
para o trabalho a ser feito.
Selecionados os textos que iremos usar, devemos elaborar um plano provisório que abranja os vários
aspectos do assunto e que irá nortear o trabalho que se seguirá: a leitura e o
fichamento de tópicos.
Uma vez feita a leitura e o fichamento, teremos o material necessário
para fazer o plano definitivo do
trabalho, organizando as idéias de modo a desenvolver a argumentação de forma
lógica e coerente.
Finalmente, apresentamos oralmente as conclusões a que chegamos a
partir dessa pesquisa. Essas conclusões podem ser um balanço dos resultados
obtidos ou o ponto de vista pessoal, enquanto autores, sobre esses resultados,
ou seja, sobre sua validade, alcance e importância.
Sintetizando, apresentamos, como exemplo, o plano que orientou a
escrita deste item:
1. Há dificuldades para se saber o que fazer em um seminário
2. Diferentes
tipos de seminário exigem procedimentos diferentes
2.1 Simples apresentação das idéias principais de um texto
(procedimento de leitura e fichamento)
2.2 Aprofundamento de um assunto através da síntese pessoal de uma
bibliografia variada:
2.2.1 Levantamento bibliográfico
2.2.2 Plano provisório
2.2.3 Leitura e fichamento de tópicos
2.2.4 Organização do plano lógico definitivo
2.2.5 Conclusões
Há, portanto, um grau de complexidade crescente nos diversos tipos de
seminário, que correspondem a objetivos diversos a serem alcançados.
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