sexta-feira, 20 de março de 2020

Filosofia em Tempos de Pandemia


Pensando novas tendencias filosófico-pedagógicas para o ensino de filosofia nas modalidades do Ensino básico técnico tecnológico  EBTT de Filosofia alicerçados no Projeto Político Pedagógico do IFRN, o projeto a ser desenvolvido durante o combate a pandemia gerada pelo Covid-19 tem como pressuposto atuar por meio de trabalho remoto a partir da compreensões da Pesquisa como principio pedagógico e do Trabalho como principio educativo por meio da articulação entre trabalho, ciência, cultura e tecnologia.

O projeto é organizado por professores de filosofia do IFRN e estudantes egressos do cursos técnicos integrado do IFRN-Campus Mossoró e tem como publico alvo a comunidade acadêmica do IFRN e demais interessado pelo processo de ensino-aprendizagem em Filosofia. 

A partir do referencial teórico presente nos projetos de pesquisa sobre gameficação,ludicidade e metodologias ativo-reflexivas no ensino de filosofia desenvolvidos nos últimos anos no Campus Mossoró, em especial, os estudos de Antônio Joaquim Severino sobre a importância da pesquisa no ensino de filosofia e de Saviani sobre o trabalho como principio educativo foram pensados estruturas epistêmico-filosóficas que pudessem ajudar nossa comunidade acadêmica a vivenciar esses momentos de isolamento social durante o combate ao COVID-19. As reflexões de Judith Butler, Achile Mbembe, Byung-Chu Han, Noam Chomsky, David Harvey, Zizek e outros pensadores contemporâneos serviram de horizonte teórico para compreender filosoficamente esse tempo de pandemia enquanto autores como Adriana Mattar Maamari (Novas tendencias para o Ensino de Filosofia), Roberto Bolzani Filho e Maria Lucia Aranha fundamentaram as propostas envolvendo as praticas de ensino voltadas para pesquisa e disseminação de ideias filosóficas. 

O projeto se desenvolverá por meio da articulações envolvendo disseminar em coletar e divulgar textos filosóficos e pensadores que reflitam sobre o mundo durante a pandemia do coronavírus-covid-19, por meio das redes sociais e demais mecanismo de interação social remota, bem como estimular os estudantes a pesquisarem sobre tais reflexões a partir de:  trechos/textos filosóficos, referências filosóficas em fontes não filosóficas e a reflexão filosófica explorando situações vivenciais concretas. 

#filosofiametemposdepandemia #estamosjuntosadistancia 

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